Carnaval na escola: veja como abordar o tema de forma criativa!

 na categoria Área Humana Educação Superior, Educação superior, Texto Área Humana Educação Superior

 

O carnaval na escola é uma data muito esperada pelos alunos. É momento de diversão e manifestação artística e cultural. Aproveite para desenvolver atividades festivas, que estimulem a participação e a criatividade dos alunos.

Para não repetir as mesmas atividades, a equipe deve sempre buscar novas referências para trabalhar o carnaval na sala de aula.

Carnaval na sala de aula: Incentive a curiosidade

Aproveite o tema para despertar o senso crítico dos alunos. Muito mais que uma data comemorativa, o carnaval é uma expressão histórica e uma manifestação cultural muito importantes para a história do Brasil. Levante questionamentos para que alunos enxerguem o valor cultural da comemoração.

Ao invés de iniciar o assunto com a contextualização histórica, aborde algumas questões com os alunos e deixe que eles reflitam sobre o tema:

  • “Por que o carnaval brasileiro destacou-se no mundo todo?”
  • “Como ele surgiu?”
  • “Por que ele é comemorado até os dias de hoje?”
  • “Qual a importância da festividade para construção da nossa identidade cultural?”

Aproveite para fazer um comparativo entre as respostas dos alunos e a construção histórica que levou a esses fatos!

O estímulo é o primeiro passo. Para dar continuidade e preparar um dia ou uma semana de atividades, separamos algumas dicas criativas para a comemoração do carnaval na escola. Confira!

 

Ideias criativas para a sala de aula

As brincadeiras e atividades para o carnaval acabam ficando repetitivas e, muitas vezes, limita-se aos alunos mais novos. Entretanto, o tema é muito rico e pode ser desenvolvido em todas as turmas.

Separamos algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em sua escola para comemorar a data de forma divertida e educativa.

Pense em como adaptá-las para sua realidade e elabore um plano de aula. Leve em consideração a faixa-etária dos alunos.

As atividades podem caminhar pelas diversas áreas do conhecimento e estimular a sociabilidade, a criatividade e o interesse pela cultura do país.

É possível desenvolver o lúdico e a reflexão sobre temas sociais e históricos. E quando o assunto é plataforma, você pode desenvolver atividades audiovisuais ou optar por trabalhar com materiais recicláveis. Confira algumas dicas:

Muito além do samba

Quando pensamos em carnaval, a primeira coisa que nos vem à cabeça é samba, certo? Mas você pode ir além e trabalhar com os alunos outros ritmos brasileiros tão carnavalescos quanto, como maracatu, afoxé, coco, frevo, etc.

Se possível, você pode levar alguns instrumentos para a sala de aula, mostrar a sonoridade de cada um e permitir a interação dos alunos com eles.

Matemática alegórica

As aulas de matemática não precisam ficar de fora! Que tal usar as formas e produções carnavalescas para desenvolver cálculos de matemática e física? Calcule os gastos de uma festividade, meça as proporções dos carros alegóricos e mostre como os números são essenciais para a composição do samba enredo.

Faça um questionário com problemas ambientados no carnaval. Carros alegóricos envolvem muita geometria e física – use-os como trampolim para explicar os conteúdos.

Reciclando ritmos

Nem só de máscaras vive a aula de artes! Utilize material reciclável e construa os objetos do carnaval da escola. Você pode auxiliar os alunos a montarem fantasia ou fantoches carnavalescos, ou ainda construir instrumentos musicais com materiais reciclados.

A atividade desenvolve a consciência ambiental, habilidades manuais, criatividade e o senso musical, principalmente entre as crianças.

Carnaverde

Os plásticos estão tomando os oceanos e, em pouco tempo, estarão em mais quantidade que os peixes. Enfrentar esta realidade necessita também de ações educacionais. Nesse sentido, carnaval e ecologia são temas muito interessantes para incluir nas aulas de ciências da natureza.

Incentive os alunos a debaterem e produzirem fantasias recicláveis, discutir o impacto do uso de microplásticos, como o glitter, e pesquisar alternativas.

É possível fazer bioglitter com os alunos ou propor uma apresentação de trabalhos com alternativas ecológicas para a redução do uso de plástico nas fantasias e objetos decorativos.

Dica: O projeto pode se estender para diversas datas comemorativas.

Farra na literatura

Você sabia que o primeiro bloco de carnaval foi criado por José de Alencar? Que Portinari pintou diversas telas sobre a festa? Que Manuel Bandeira tem uma coletânea intitulada Carnaval? Talvez isso seja uma novidade para seus alunos.

Mostre como os artistas expressavam seu amor pela festividade por meio de seus trabalhos.

Se sua escola tiver um projeto de leitura, trabalhe o carnaval durante o mês. Compartilhe textos e debata os pontos de vista da festa de acordo com cada autor.

 

Alegria compartilhada

Que tal aproveitar as comemorações para aproximar pais e instituição? Envie comunicados e convide-os para os eventos da escola! Você também pode enviar fotos das crianças desenvolvendo as atividades e curtindo os festejos.

Chamar a família para participar desses eventos é uma boa estratégia de comunicação. Você pode elaborar comunicados com antecedência e compartilhar na ferramenta de comunicação que sua escola utiliza. Prepare uma série de atividades colaborativas com os membros da comunidade escolar e peça para que a família confirme presença.

 

Folia da diversidade

Quantos carnavais acontecem no Brasil? Não temos uma forma homogênea de comemorar o carnaval e isso é parte importante da nossa diversidade cultural.

O professor pode incentivar os alunos a pesquisarem as diversas manifestações pelos estados brasileiros durante o carnaval. Utilize vídeos e apresente as músicas mais tocadas em cada região no período da festa.

Trabalhar as diferentes manifestações culturais no Brasil é também celebrar a diversidade. Aproveite o tema para trabalhar a noção de tolerância e respeito.

Diversão segura

Para turmas mais velhas fale de temas urgentes. Faça rodas de conversa e debates sobre o uso abusivo de drogas, a importância dos preservativos, assédio sexual e acidentes de trânsito.

Incentive a produção de conteúdo! Elabore uma campanha de segurança para o período do carnaval, cole nos murais e compartilhe nas redes sociais.

Você pode utilizar pesquisas e bancos de dados sobre lei seca, denúncias de assédio, violência urbana, entre outros tópicos. O resultado será muito enriquecedor!

Sessão confete

Carnaval não precisa ser só festa! Fazer uma sessão de cinema na escola pode ser uma boa forma de aprender sobre o tema.

Durante a aula de história você pode contextualizar os filmes com os diferentes períodos carnavalescos durante a história do país. O resgate da memória cultural do carnaval e sua importância para a compreensão de parte da história do Brasil pode gerar uma conversa bem interessante com os alunos mais velhos.

Alguns filmes são:

  • Carnaval Atlântida, 1952 (José Carlos Burle e Carlos Manga)
  • Orfeu Negro, 1959 (Marcel Camus)
  • O Samba Que Mora Em Mim, 2010 (Georgia Guerra-Peixe)
  • Damas do Samba, 2013 (Susanna Lira)
  • Trinta, 2014 (Paulo Machline)
  • Sou Carnaval de São Salvador, 2019 (Georgia Guerra-Peixe)
  • Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, 2019 (Marcelo Gomes)
  • Fevereiros, 2019 (Marcio Debellian)

Memórias do carnaval

Que tal desenvolver uma atividade de pesquisa e audiovisual?

Aproveitando a dica da Sessão Confete, produza e exiba um curto documentário sobre a memória do carnaval local. Agende o lançamento especial do filme e prepare sua equipe de filmagem (os alunos). É a junção de folia e tecnologia na sala de aula.

O nome é complexo, mas a atividade pode ser feita com um celular. Confira o passo a passo:

  • Apresente a proposta para a turma e divida grupos de 4 ou 5 pessoas
  • Defina as fontes que darão entrevistas: avós, tios, moradores conhecidos da cidade, um grande nome do carnaval local…
  • Monte o roteiro de perguntas
  • Agende as entrevistas, cada grupo entrevistará uma ou duas pessoas
  • Faça as gravações
  • Junte o material e edite
  • Finalize o filme

A atividade se propõe a ouvir as histórias e sentimentos relacionados à data festiva.

A gravação pode ser feita com o celular ou uma câmera. A edição pode ser feita por algum aplicativo no celular ou no computador da escola.

Caso prefira, os alunos podem produzir um podcast com o tema memórias do carnaval. O passo a passo é quase o mesmo, só muda a forma de gravar e editar o áudio.

As ideias são muitas! Inove nas atividades e insira a realidade dos alunos no planejamento do carnaval da sua escola. Use games, faça brincadeiras e não deixe de apresentar conteúdos de cada área do ensino.

Postagens Recentes

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar