Por que devemos mastigar bem os alimentos?

 na categoria Ciências Ensino Fundamental, Ensino Fundamental -1, Textos Ciências Ensino Fundamental

Por que devemos mastigar bem os alimentos?

É comum não termos uma mastigação correta, isso por que o dia-a-dia agitado não nos permite ter tempo para comer adequadamente. No entanto, esse é um ato que deve ser valorizado para o bem da sua saúde. Embora muitos desconfiem dos benefícios e não a levem a sério, a mastigação lenta e correta pode melhorar diversas funções do seu organismo.

Quando o alimento que ingerimos alcança o nosso estômago, essa informação leva em média 20 minutos para chegar ao nosso cérebro, tempo suficiente para fazermos um grande estrago alimentar. O ato de comer devagar permite que o cérebro capte, de maneira mais eficiente, o recado enviado pelo hormônio da saciedade de que você já está satisfeito, ou seja, que já é hora de parar. Devemos comer devagar para não exageramos nas refeições, dando tempo ao corpo de sentir-se satisfeito.

Durante a mastigação, ocorre a quebra e a trituração dos alimentos ingeridos em pedaços menores. Nesse momento, as enzimas digestivas presentes na saliva, ajudam a produzir moléculas cada vez menores, que serão mais facilmente aproveitadas pelo organismo. Além disso, mastigar bem os alimentos também facilita o trabalho do nosso organismo em fazer a digestão, pois as enzimas e sucos digestivos se misturam melhor aos alimentos promovendo uma maior absorção dos nutrientes. Outro fator importante da mastigação lenta é que o alimento fica em contato por mais tempo com as papilas gustativas o que nos faz sentir melhor o sabor do prato que estamos degustando.

Qualquer que seja o alimento, a mastigação sempre auxilia no processo digestivo, evitando transtornos tão freqüentes, como azia, má digestão etc. Portanto, é fundamental que mastiguemos bem e lentamente cada garfada.

Então não se esqueça mastigue bem os alimentos para:

  • Dar tempo ao seu corpo de sentir-se satisfeito;
  • Não comer mais do que deve durante uma refeição;
  • Facilitar a digestão;
  • Aumentar a absorção dos nutrientes;
  • Fazer uma refeição prazerosa.
Postagens Recentes

Deixar um comentário

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar