Segunda Guerra Mundial Parte 1
Foram seis longos anos de grandes conflitos e acontecimentos terríveis durante a Segunda Guerra Mundial. As consequências drásticas se estenderam por décadas. Embora haja muita história para contar, hoje você vai descobrir quais foram os principais fatos que marcaram esse período.
Causas da Segunda Guerra Mundial
Historiadores entendem que esse conflito foi um desdobramento da Primeira Guerra Mundial. Eles destacam que o Tratado de Versalhes, assinado ao final do primeiro conflito, exigiu da Alemanha o pagamento de impostos rígidos e altos.
O pagamento dessas taxas afetou a economia alemã. A elevação exagerada da inflação prejudicou a qualidade de vida da população. Essas condições criaram fatores essenciais para o surgimento do governo nacionalista de Hitler.
Fator que deu início à Segunda Guerra Mundial
O conflito se iniciou em setembro de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia, sob o comando de Adolf Hitler. França e Inglaterra se posicionaram contra o governo da Alemanha e declararam guerra ao país.
O conflito dividiu o mundo em dois grupos: O Eixo composto pelos países da Alemanha, Itália e Japão e os Aliados eram a Inglaterra, União Soviética (URSS), França e Estados Unidos. Outros países se envolveram na guerra, porém, sempre sob o comando dessas forças principais.
Fases da Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três fases:
- As vitórias do Eixo (1939-1941): nesse período, o grupo conseguiu conquistar o norte da França, a Polônia, Ucrânia, Iugoslávia, Noruega e o norte da África;
- O equilíbrio das forças (1941-1943): após o bombardeio a Pearl Harbor, os americanos passaram a lutar junto aos aliados. Isso promoveu um equilíbrio entre as forças, a princípio, e depois reverteu a situação da guerra;
- A vitória dos Aliados (1943-1945): o Eixo entrou em uma fase de sucessivas derrotas, que levou à vitória dos Aliados e à assinatura da rendição.
Conflitos da Segunda Guerra Mundial
Não existe uma única batalha decisiva na Segunda Guerra Mundial. No entanto, algumas delas foram importantes porque deram origem a eventos decisivos. Alguns exemplos são:
- Invasão da Polônia por Hitler, em setembro de 1939: deu início à guerra;
- Campanha da França (1940): o Eixo conseguiu vencer o Reino Unido, Polônia, Bélgica e Países Baixos;
- Ataque do Japão à base americana de Pearl Harbor: provocou a união dos Estados Unidos com os Aliados;
- Cerco a Leningrado (1941 a 1944): forças do Eixo tentaram vencer a Rússia, mas não tiveram sucesso;
- Invasão da Normandia (1944): também conhecida como Dia D, marcou uma importante reação dos Aliados contra o Eixo;
- Batalha de Stalingrado (1942 a 1945): forças do Eixo tentaram derrotar a Rússia, mas foram vencidas pelo inverno russo.
Principais acontecimentos da Segunda Guerra Mundial
O período foi marcado por acontecimentos terríveis, que são lembrados até hoje como exemplos que não devem se repetir.
Antissemitismo
Hitler afirmava que a raça ariana era superior às outras, as melhores espécies da humanidade. Por outro lado, classificava os judeus, deficientes, negros, homossexuais como seres inferiores e os responsabilizava pelos fracassos do país no período seguinte à Primeira Guerra.
Desde o começo de seu governo, implementou medidas que discriminavam os judeus na Alemanha. Em 1935, mesmo antes da guerra, assinou a Lei de Nuremberg, que segregava esse povo e os proibia de trabalhar em agências governamentais, serem atendidos em hospitais, obter cidadania alemã, entre outras formas de opressão.

