Resumo critico Quanto vale ou é por quilo?”, Sérgio Bianchi
Dessa forma o filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pela apartação social.
O filme não é moralista, por isso não toma partido do certo e do errado. O filme não apresenta perspectiva, a revanche está no fato de o explorado querer que o explorador também sofra. Mostra a lei sempre a favor dos ricos e poderosos. O seqüestro aparece como um grito de desespero de uma sociedade que não sabe como fugir de tanta exploração. Bianchi apresenta o capitão do mato como vivo, ativo e servindo, forçado pela situação social, aos desmandos dos grandes senhores de hoje. O filme foi vencedor do prêmio Paratycine nas categorias de melhor filme, júri popular, melhor diretor e melhor edição.
São apresentadas histórias que se entrelaçam sendo uma na época da escravidão e outra no contemporâneo. Vejamos algumas histórias:
Joana era uma escrava alforriada que foi roubada por um branco e ainda acabou sendo condenada por perturbar a paz social e ofender ao branco Manoel Fernandes, que foi quem lhe roubara seu escravo, ou seja, a lei sempre ao lado dos poderosos. Ainda hoje existem pessoas que acham que tanto os negros quanto mulheres, pobres, doentes, entre outros, não merecem consideração, simplesmente por causa de suas diferenças.
Em outro momento, Arminda fez um protesto contra o superfaturamento dos computadores denunciando Ricardo Pedrosa que ao ser denunciado, quis dar um fim em Arminda e assim contratou Candinho para que a matasse.. È como a história do capitão do mato que, capturou uma escrava fugida que estava grávida para entrega- lá ao dono, e receber a recompensa e com isso vemos o individualismo e ganância que permanece nos dias atuais, no entanto, mais camuflado.
Não dá para saber o que aconteceu no fim dessa história, se Candinho matou Arminda para receber sua recompensa (dinheiro) com o intuito de criar seu filho com “dignidade”, ou se fez um acordo com Arminda para receber o dinheiro de Ricardo. Tudo isso ocorreu porque Arminda estava reivindicando o bem comum, público, pois o projeto de informática na periferia era aberto para toda comunidade, no entanto o amor extremo pelo dinheiro e a ambição falou mais alto e por isso houve o superfaturamento dos computadores.
A história de Bernardino e Adão mostra que é um querendo tirar proveito da situação do outro visando lucro, como na história do suposto escravo fugido. Nessa história, o individualismo reina, pois cada um só pensa em si mesmo e ignora o outro
O filme mostra a história de Candinho é um rapaz trabalhador que é apaixonado pela noiva e o filho que vai nascer, e ao casar, se vê encurralado pela falta de dinheiro, com as cobranças da mulher e morando de favor com a tia da sua noiva. Assim teve que virar matador para sustentar sua família e Sergio compara essa história com a época dos capitães do mato, que perseguiam e matavam negros a troco de dinheiro por causa da pobreza e até mesmo, poder de servir aos nobres. Atualmente muitas pessoas acham que devem respeitar as pessoas de seu grupo como Candinho e sua família, mas não tem esse mesmo sentimento com outros grupos e são capazes até de prejudicar o outro se isso trouxer benefícios a si mesmo e ao seu grupo.
Monica Silveira era a tia da mulher de Candinho, a Clarinha. Ela fez um acordo de trabalhar em tempo integral com Noêmia, largando o patrão que dificultava seu décimo terceiro. Em troca Noêmia faria a festa de Clarinha e Monica pagaria a festa em um ano.
O autor compara essa história com a de Maria Antonia e Lucrecia onde Lucrecia tinha que juntar 34 mil reis para sua alforria, mas não conseguia assim, Maria Antonia comprou Lucrecia do Senhor Caetano Cardoso e em troca Lucrecia trabalharia durante um ano com juros para Maria Antonia. O juro renderia 2550 reis. Em três anos Lucrecia pagou sua amiga Maria Antonia, que teve um lucro de 8238 reis, 5688 reis a mais que o esperado por Maria Antonia.
Com isso podemos perceber que Maria Antonia não agiu com cidadania verdadeira porque só pensou em si mesma e não na Lucrecia, sendo que Maria Antonia deu uma falsa liberdade a Lucrecia.
O governo e algumas entidades e ONGs lucram, mas os benefícios e melhorias não chegam aos que necessitam, ou seja, do tesouro que recebem, só chega o resto para os pobres. Muitos acham que pequenas esmolas resolvem os problemas das pessoas necessitadas e acham que os presídios são a solução para as mazelas sociais, no entanto, não fazem nada para resgatar a cidadania dessas pessoas.
A construção de presídios é vista como geradora de renda, pois as famílias dos detentos gastam com comida, hospedagem, transporte e gera emprego na construção de mais e mais presídios. È feita uma comparação do sistema carcerário com o navio negreiro, no entanto os senhores alimentavam e cuidavam dos escravos para que rendesse o trabalho e tivesse mais tempo útil e hoje, é o governo e a sociedade que mantem os presos.
O filme nos revela a realidade dos asilos onde os idosos são muitas vezes ignorados pela própria família e pelos funcionários, sendo forçados até a fazerem suas necessidades fisiológicas nas fraldas. É observado a falta de amor e o trabalho apenas por dinheiro e sem nenhum dom.
“Quanto vale ou é por quilo?” mostra que há interesse financeiro em muitas boas ações e caridade e os benefícios concedidos pelo governo a essas entidades. Além desses benefícios ainda há o que as entidades ganham por fora de maneira ilegal, como o superfaturamento de mercadoria, ou seja, uma mercadoria que custa x e que é comprado por três vezes x.
O filme questiona que existe de 14 a 22 mil entidades assistenciais, ONGs e associações em todo Brasil, somente em entidades que prestam serviços a menores carentes, calcula se que seja movimentado por volta de 100 milhões de dólares por ano, no entanto, desde 1992 o governo cadastra meninos e meninas de rua para que tenha um histórico da vida deles, mas alega que nada mais pode ser feito por falta de verba então, cadê os milhões arrecadados para ajudar essas crianças. Reuniões, palestras e fichas não mudarão a vida das crianças.
De acordo com o filme há cerca de 10 mil crianças abandonadas nas ruas, sendo assim se dividíssemos o dinheiro arrecadado (100 milhões de dólares) pelas 10 mil crianças de rua cada uma delas receberia 10 mil dólares por ano e com esse dinheiro as crianças poderiam comprar um apartamento pequeno de 2 em 2 anos e ainda pagaria escolas particulares até a faculdade e mesmo assim, o governo alega que não tem verba para ajudar essas crianças.
A sociedade precisa refletir sobre como pensa, age, e tudo mais que tenha a ver como social, pois, a responsabilidade de um Brasil descente e igual é de cada um de nós. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país, nesse ponto, o Brasil não precisa ser um país socialista para ser um país justo, ele precisa de educação de berço.
Enfim, nós devemos ser cidadãos mais críticos e não nos acostumar com essa situação de desigualdade e injustiças de que fazemos parte, sendo que essa criticidade deve ser aguçada na criança desde pequena, para que quando chegar na idade adulta, seja um cidadão reflexivo e ativo na sociedade, pois só assim pode acontecer mudanças.

