Como engajar a Geração Z em sala de aula?
Agora que você já conhece a Geração Z um pouquinho melhor, é a hora de conferir táticas para engajar esses alunos com os conteúdos de sala de aula! Veja só algumas das possibilidades:
Aluno no centro da aprendizagem
Os estudantes da Geração Z querem ter vez e voz. Eles já chegam na sala de aula com muita informação, pois diferentemente das outras gerações, eles já possuem um mundo de conhecimento ao alcance de seus dedos.
As aulas expositivas definitivamente não os atraem. Eles não querem ficar ouvindo parados a algo que poderiam descobrir em uma simples pesquisa na internet. O que desperta o seu interesse é a troca. Eles querem debater ideias, contribuir com o assunto, esmiuçar informações coletivamente, fazer e provocar reflexões.
Não é à toa que hoje o conceito de protagonismo do aluno ganha cada vez mais força, e já está inclusive contemplado na BNCC, que é uma referência nacional obrigatória. Isso prova que chegou-se ao entendimento de que o papel do aluno em sala de aula mudou, e que colocá-lo no centro da aprendizagem é o caminho necessário.
Aprendizagem ativa
A aprendizagem “mão na massa” cai como uma luva para alunos da Geração Z. Nesse sentido, há uma gama de possibilidades que a escola pode explorar, como por exemplo:
- Espaços maker
- Design thinking
- Aulas de robótica
- Aprendizagem Baseada em Projetos
- Aprendizagem Baseada em Problemas
- STEAM
- Aprendizagem entre Pares
- Sala de Aula Invertida
- Rotação por Estações
- Gamificação
Há diversas atividades práticas e metodologias ativas que funcionam muito bem com alunos da Geração Z. Inclusive, muitas escolas já perceberam isso e estão aplicando-as. Então, se o que você quer é engajar os seus alunos, não deixe de estudar esses formatos e testá-los!
Tecnologia em sala de aula
Não te parece lógico que os nativos digitais gostem de tecnologia? Eles mal conseguem aguentar o passar das horas sem contato com recursos digitais. Então, se o intuito é fisgar o interesse deles, você não acha que faz sentido colocar a tecnologia dentro da sala de aula?
Há muitas ferramentas digitais que podem agregar aos conteúdos. Imagine, por exemplo, uma aula sobre o sistema solar na qual os alunos possam usar óculos de realidade virtual aumentada para ver os planetas de forma realista, em vez de apenas olhar para fotos. É ou não é mais interessante?
É possível também usar a tecnologia para criar projetos colaborativos com estudantes de escolas de outros estados ou países. Os alunos também podem escrever artigos, publicá-los em blogs online e receber feedbacks externos nos comentários.
Outra ideia é a produção de um curta-metragens pelos alunos com foco em um assunto determinado. O celular pode ser usado para filmar e editar os vídeos. Também dá para usar a tecnologia para promover tours virtuais. Com eles, os estudantes podem conhecer galerias de arte, museus e locais históricos.
Há tantas e tantas possibilidades que daria para ficar o dia inteiro listando-as. A própria ideia do tópico anterior, da aprendizagem ativa, pode ser aplicada em conjunto com a tecnologia. Apenas dê o primeiro passo e comece a explorar as alternativas que estão por aí!
Novas maneiras de avaliar
As provas tradicionais, com respostas de múltipla escolha e avaliação da capacidade de memorização do aluno em vez da capacidade de racionalização, não são “a cara” da Geração Z. Inquietos, ansiosos e cercados por um mundo de possibilidades ao alcance dos dedos, parece estranha a eles a ideia de parar para focar a atenção na decoração de conteúdos.
Por isso, a dica é: busque incluir gradualmente novas maneiras de avaliar os conhecimentos dos alunos. Elas podem consistir em avaliações com respostas abertas, redações, trabalhos em grupo, projetos, protótipos, maquetes etc. Tente pensar fora da caixa e encontrar formas de avaliar o estudante pelo que ele sabe, e não pelo que tem a capacidade de decorar.
Como a ClipEscola pode ajudar?
A ClipEscola é a mais completa Plataforma de Transformação Digital para o segmento escolar. A nossa solução contempla um completo Ambiente Virtual de Aprendizagem que pode ser usado como ferramenta na aplicação de diversas metodologias ativas, como por exemplo Sala de Aula Invertida e Rotação por Estações.
Pelo nosso AVA, que fica em um menu chamado Sala de Aula, os professores conseguem disponibilizar materiais aos alunos de forma categorizada por disciplina, criar atividades com acompanhamento do status de entrega e aplicar avaliações com perguntas abertas e/ou fechadas. Os professores também podem tirar dúvidas dos alunos pela Agenda de Recados.
Além disso, a escola também pode fomentar a aprendizagem colaborativa habilitando grupos de mensagens instantâneas só entre alunos. Neles, os estudantes podem trocar ideias e interagir. Tudo isso não foge ao controle da instituição, que tem o poder de monitorar e moderar conversas, mesmo sem ter nenhum colaborador como participante dos grupos.
Quer saber mais sobre como a nossa solução pode colaborar para engajar a Geração Z em sala de aula? Então solicite o nosso contato por aqui!