Qual a diferença entre curso técnico e curso profissionalizante

 em Educação Profissional, Textos Educação Profissional

Qual a diferença entre curso técnico e curso profissionalizante

diferença entre curso técnico e curso profissionalizante

Ter um curso técnico ou um curso profissionalizante no currículo é um diferencial importante na hora de buscar uma posição no mercado de trabalho. Segundo pesquisas, 70% dos formados em curso técnico conseguem emprego ainda no primeiro ano depois de formados. Mas este diploma também é uma oportunidade para quem está à procura de uma remuneração melhor no emprego que já tem.

Na hora de decidir qual é o tipo de curso que você deseja fazer, se é um profissionalizante ou um técnico, é importante prestar atenção nas especificações e diferenças de cada um. Mas é bom lembrar que uma opção não exclui a realização da outra.

Separamos algumas diferenças e semelhantes entre curso técnico e curso profissionalizante para embasar melhor a sua escolha. Confira!

Diferenças e semelhanças entre curso técnico e curso profissionalizante

FOCO E PERFIL

Curso profissionalizante

Em um curso profissionalizante o aluno quer atender a uma necessidade específica. Os conteúdos abordados são mais voltados para as funções realizadas no dia a dia da profissão e por isso é buscado por pessoas que já têm experiência na área e que precisam se especializar. Também são opções de pessoas que não têm nenhum conhecimento e precisam se recolocar no mercado de trabalho.

Curso técnico

Nos cursos técnicos são abordados tanto questões teóricas quanto práticas de uma área de conhecimento específica. Ele confere um diploma com validade em todo território nacional, pois necessita de aprovação do MEC. O curso tem o objetivo de capacitar um aluno a exercer uma profissão. Ele pode ser cursado de três formas: integrado, quando o aluno está cursando o ensino médio e o ensino técnico ao mesmo tempo e na mesma instituição; concomitante, quando o estudante cursa o ensino médio em uma instituição e o curso técnico em outra; e subsequente, quando o ensino médio já foi concluído quando o aluno se matricula na formação técnica.

DURAÇÃO

Curso profissionalizante

Essa modalidade varia entre seis e 18 meses de duração, dependendo do que será abordado no curso pretendido.

Curso técnico

Os cursos têm carga mínima exigida pelo Ministério da Educação (MEC) e por isso têm a duração variando entre 18 e 24 meses.

PRÉ-REQUISITO PARA MATRÍCULA

Curso profissionalizante

Os cursos profissionalizantes normalmente não exigem nenhum tipo de pré-requisito. Em alguns casos não é necessário a conclusão do ensino médio ou de experiência prévia na área na qual deseja estudar.

Curso técnico

Os cursos técnicos exigem que o aluno esteja cursando, no mínimo, o segundo ano do ensino médio para se matricular. Para obter o diploma de curso técnico ele precisará ter terminado o ensino médio.

DIPLOMA

Curso profissionalizante

Quem opta por um curso profissionalizante recebe um certificado com a carga horária, o tipo de curso realizado, juntamente com a assinatura do representante legal da instituição na qual o curso foi aplicado. Apesar de ser válido na faculdade para composição de aulas extracurriculares, esse certificado não possui valor frente ao MEC.

Curso técnico

Os alunos que se formam em cursos técnicos recebem o certificado de conclusão do curso constando as horas e as disciplinas cursadas e também têm direito a um diploma que atesta a formação técnicaA pessoa que conclui um curso técnico terá uma profissão. Isso ocorre porque os cursos técnicos exigem que o aluno conclua uma carga horária mínima, alguns têm até estágio supervisionado, projeto ou pesquisa na área. O que nem sempre é exigido nos cursos profissionalizantes.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar