O CINEMA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A sétima arte, o cinema, nos permite amplitude de sentimentos, emoções, confrontos com a vida, entendimentos e comportamentos quanto às diferentes temáticas abordadas nos filmes e documentários. A Universidade Federal do Pampa através do Projeto Sala de Cinema – Cinepampa resgatou a magia do cinema para a comunidade de Dom Pedrito após longos anos longe das telas cinematográficas. A cidade carece de atividades de cultura e lazer e não possui cinema há vinte e quatro anos. A importância de um projeto como este se destaca com o trabalho com as escolas locais, especialmente com a educação infantil, onde tem sido utilizado através de temas variados como ferramenta auxiliar de ensino para as escolas públicas e particulares. Este trabalho tem por objetivo o contato direto com crianças de escolas públicas e instituições de ensino com a inserção de sessões de cinema temáticas a fim de colaborar com o conhecimento, entendimento, comportamento e descobertas através da curiosidade despertada pelos desenhos animados. Foram realizadas 20 sessões cinematográficas especiais com escolas públicas, privadas e centros de educação infantil durante um ano no período 2013/1 à 2014/1 totalizando a participação de 1200 crianças na faixa etária de 1 a 12 anos de idade. Para as exibições dos filmes foram utilizados um datashow, um computador e um caixa de som amplificadora. Todas as sessões ocorreram em salas de aula da Universidade Federal do Pampa improvisadas para as projeções, e em casos específicos nas salas das próprias escolas. Levando-se em consideração que mais de 60% das crianças nunca frequentaram um cinema antes, a exibição de filmes e documentários tem estimulado o senso crítico, a percepção, a coordenação motora e explorado a imaginação auxiliando no combate aos déficits de atenção que são muito comuns na infância. Os temas que são abordados como preservação do meio ambiente, cuidado com os animais, amizade, respeito, união, honestidade, dignidade, valores familiares tem chamado a atenção dos pequenos espectadores e de seus professores através das animações e tem gerado bons resultados, aumentando a busca por atividades que retratem o dia a dia, problemas e situações cotidianas. O Projeto além de estreitar os laços da comunidade local com a Universidade e comunidade acadêmica, tem proporcionado uma atividade inovadora no trabalho com as escolas e colaborado com o desenvolvimento cultural e educacional infantil, além de cumprir seu papel social na cidade de Dom Pedrito-RS.
Postagens Recentes


