Temperamento: o que é isso?
Temperamento é o modo como as crianças reagem ao mundo.
Você pode pensar sobre o temperamento de seu filho em termos de quanto ou quão pouco ele mostra dessas três qualidades:
- Reatividade : é assim que as crianças reagem fortemente a coisas como eventos emocionantes ou que não estão conseguindo o que querem. Crianças reativas tendem a sentir as coisas com força.
- Auto-regulação : é o quanto as crianças podem controlar seu comportamento, incluindo a forma como mostram seus sentimentos. É também sobre o quanto as crianças podem controlar sua atenção e quão persistentes elas são.
- Sociabilidade : é assim que as crianças são confortáveis quando conhecem novas pessoas ou têm novas experiências.
Cada criança nasce com seu próprio temperamento, e você provavelmente já foi capaz de descrever o temperamento de seu filho desde que ela era um bebê. Por exemplo, “Ela é muito descontraída” ou “Gosta de suas rotinas”.
Adaptar a sua paternidade ao temperamento do seu filho
Você não pode mudar o temperamento de seu filho – ele é quem ele é, e isso é ótimo.
Mas você pode adaptar sua paternidade ao temperamento individual de seu filho, de modo que você nutra seu desenvolvimento. Você pode ajudar seu filho a desenvolver as partes positivas de seu temperamento. E você pode entender as situações que seu filho pode achar difícil por causa de seu temperamento e ajudá-la a aprender como lidar com essas situações.
Aqui estão algumas idéias para adaptar seus pais ao temperamento do seu filho.
Parenting temperamentos mais e menos reativos
Mais reativo
Se você tem um filho muito reativo, ele provavelmente é muito divertido quando algo de bom acontece. Mas ele também pode ser barulhento e dramático quando está insatisfeito com alguma coisa, como não conseguir o que quer. Você pode precisar ajudar essa criança a aprender como responder com mais calma – por exemplo, relaxando e usando palavras para sentimentos de raiva.
As crianças reativas são também muito ativas fisicamente e podem precisar de muito tempo ao ar livre. Você pode ajudar seu filho a desenvolver incentivando-a a experimentar novas atividades esportivas, por exemplo. Mas ela também pode precisar de ajuda para relaxar , então o relaxamento na hora de dormir pode ser uma boa ideia.
Menos reativa
Uma criança menos reativa geralmente é fácil de se conviver, mas pode ser menos assertiva. Você pode precisar ensinar a essa criança como se defender. Por exemplo, se você perceber situações em que seu filho poderia ser mais assertivo, você pode levá-lo a praticar o tratamento dessas situações de forma diferente.
Também é importante garantir que crianças menos reativas não sejam excluídas das discussões familiares. Por exemplo, ‘Harper, você não falou muito. Você está feliz com essa escolha de filme?
Crianças que são menos reativas também podem ser menos ativas fisicamente . Seu filho menos ativo ficará mais feliz com muitas oportunidades de usar suas habilidades motoras, como fazer artesanato ou desenhar. Mas você pode precisar incentivar a atividade física . Tente uma viagem ao parque para coletar folhas para uma colagem, por exemplo. Ou não deixe de caminhar até a biblioteca, em vez de dirigir.
Parenting temperamentos mais e menos auto-regulados
Mais auto-reguladas As
crianças que acham mais fácil se auto-regular são boas em administrar suas reações a emoções como frustração ou excitação. Eles podem se acalmar mais rápido depois de algo excitante ou perturbador, e são menos impulsivos.
Uma criança muito autorregulada pode ser mais capaz de regular sua atenção. Ele pode continuar com algo até acertar. Ele também pode ser bom em lidar com contratempos e conseguir passar tarefas como lição de casa sem muita supervisão. Mas ele pode ser um pouco perfeccionista, então tenha certeza que ele sabe que não há problema em cometer erros.
Menos auto-regulada
Se seu filho tiver dificuldade em regular sua atenção, ela precisará de muito incentivo para continuar em tarefas difíceis. Essas crianças podem mudar rapidamente de uma atividade para outra. Eles também podem ser muito criativos. Para ajudar seu filho a se concentrar, você pode tentar recompensar seu filho ou fazer coisas divertidas usando jogos e atividades criativas.
Parenting temperamentos mais e menos sociáveis
Mais sociável
Se o seu filho é muito sociável, ele gosta de estar perto de outras pessoas, ter encontros e atividades em grupo. Mas você não precisa organizar datas e atividades para ele o tempo todo, porque também é importante que seu filho aprenda a se ocupar.
Crianças com temperamentos mais sociáveis também costumam ser muito adaptáveis e podem lidar facilmente com mudanças nas rotinas. É ótimo se você puder dar ao seu filho adaptável várias experiências novas, mas certifique-se de que ela ainda tenha uma experiência cara a cara com você.
Menos sociável
Se o seu filho não é muito social, ele provavelmente é muito bom em brincar sozinho e pode não precisar de muita ajuda para encontrar algo para fazer. Mas você pode precisar ajudá-lo a fazer amigos. Se ele não se sentir à vontade em grupos ou em festas, por exemplo, você pode pedir a apenas um ou dois amigos para brincar em sua casa ou no parque.
Se o seu filho menos sociável não for muito adaptável, ele vai gostar de ter uma rotina regular e pode não lidar bem com as mudanças. Isso pode facilitar o planejamento das coisas em torno de sua rotina, mas seu filho também pode precisar de ajuda para lidar com mudanças ou transições .
Como o temperamento pode mudar
Você pode ver algumas mudanças no temperamento do seu filho à medida que seu filho se torna mais maduro. Isso acontece quando as experiências do seu filho afetam a maneira como ele se comporta em diferentes situações.
Por exemplo, uma criança que costumava ficar muito distraída na escola pode se tornar um adulto que possa se concentrar bem em reuniões de negócios. Isso pode ter ocorrido porque ela desenvolveu mais motivação à medida que amadureceu ou porque aprendeu estratégias para administrar sua distração.


