Fundamentos da Comunicação e Relações Humanas
A importância da Linguagem
O homem é, antes de tudo, um homo loquens; é através da linguagem que ele constrói seu mundo, e o espaço é, antes de tudo, um universo de palavras (Chanlat & Bédard, 2009).
A construção da realidade e as ações que podem empreender o ser humano não são concebidas sem se recorrer a uma forma qualquer de linguagem. É graças a esta faculdade de expressar em palavras a realidade, tanto interior quanto exterior, que se pode aceder ao mundo das significações (Chanlat, 2009).
Com a linguagem, o homem chega à faculdade de simbolizar; de representar o real através de um signo, e de compreender o signo como representante do real. Chega à faculdade de estabelecer uma relação de significação entre duas realidades distintas, uma concreta, outra abstrata.
(Chanlat & Bédard, 2009)
O que é signo? Origem latina: signum;
A leitura e interpretação dos signos estão no nosso ambiente a todo momento; toda a experiência humana está alicerçada em signos;
Processo simplificado de Comunicação
A comunicação é o processo de transmitir e receber uma mensagem com o objetivo de afetar o comportamento de outro. Embora a comunicação constitua uma das capacidades humanas mais fundamentais e seu desenvolvimento nos indivíduos se dê de forma que pode ser considerada natural, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe se comunicar.
Lembrete:
Informar ≠ Comunicar
Informar = quando uma pessoa tem uma informação a dar.
Comunicar = tornar algo comum, fazer-se entender, provocar reações.
Logo, a comunicação vai além do simples ato de informar.
Como comunicar significa fazer se entender, o comunicador precisa estar capacitado não apenas para falar, mas também para ouvir.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
A comunicação eficaz compreende quando existem em qualquer situação os seguintes elementos:
- Emissor ou fonte: pessoa que emite a mensagem;
- Transmissor ou codificador: equipamento que liga a fonte ao canal, isto é, que codifica a mensagem emitida pela fonte para o canal;
- Mensagem: expressão formal da idéia que o emissor deseja comunicar;
- Canal: meio pelo qual é conduzida a mensagem;
- Receptor ou decodificador: equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem ao destino;
- Contexto: a situação em que os fenômenos ocorrem.
O processo de comunicação apresenta outros elementos também importantes: significado, compreensão e realimentação.
O significado corresponde à idéia, ao conceito que o emissor deseja comunicar, e a compreensão, por sua vez, refere-se ao entendimento da mensagem pelo receptor. A realimentação, por fim, corresponde à informação do receptor ao emissor, indicando a recepção da mensagem.
(Chanlat e Bédard, 2009; Pereira, 2009
Existe uma profunda relação entre motivação, percepção e comunicação. Aquilo que duas pessoas comunicam é determinado pela percepção de si mesmo e da outra pessoa na situação, e pela percepção, sob o aspecto de sua motivação (objetivos, necessidades, defesas), da importância daquele momento. A idéia comunicada é relacionada intimamente com as percepções e motivações tanto do emissor como do destino, dentro de determinado contexto situacional, como apresentado na figura abaixo ( Fonte: Chiavenato, Idalberto . Adm. Recursos Humanos).
Todo indivíduo tem seu sistema conceptual próprio, o seu próprio padrão de referência, que age como filtro codificador, de modo a condicionar a aceitação e o processamento de qualquer informação.
Esse filtro seleciona e rejeita toda informação não ajustada a esse sistema ou que possa ameaçá-lo.Existe a percepção seletiva que atua como defesa, bloqueando informações não desejadas ou não relevantes.Essa defesa pode prejudicar a reformulação da percepção, impedindo a obtenção de novas informações adicionais.
ESTRUTURA DA COMUNICAÇÃO
Para haver o processo de comunicação é necessário que as pessoas cheguem a um consenso que se compreendam mutuamente . A comunicação deve permitir um intercâmbio, uma mão –dupla” em que haja equilíbrio entre quantidade de informações dada e a quantidade de informações recebida.Comunicar é portanto o ato de tornar comum uma mensagem, por meio de código verbais e não verbais. Comunicação :E saber ouvir, compreender é o primeiro passo para a boa comunicação, pois cada pessoa é única, vive experiências únicas .
È o transmitir e receber mensagens. Via de mão dupla. Essa troca depende do empenho de ambos.
