Estado de Rondônia
Rondônia está localizado na região Norte do Brasil. A capital é Porto Velho e a sigla RO.
- Área: 237.590.543
- Limites: ao norte com o Estado do Amazonas, a leste e sudeste com o Mato Grosso, a sudeste e oeste com a Bolívia e a nordeste com Amazonas e Acre
- Número de municípios: 52
- População: 1,7 milhão de habitantes
- Gentílico: quem nasce em Rondônia é rondoniano
- Principais cidades: a capital Porto Velho, Ji Paraná, Ariquemes, Cacoal e Vilhena
Bandeira do Estado de Rondônia
Aspectos Econômicos
A economia de Rondônia é centrada, principalmente, na produção pecuária de corte. Na segunda posição está a agricultura, com destaque para soja e milho.
A retirada de madeira para exportação também está entre as principais fontes de rendimento do estado. A maioria da produção é destinada à exportação.
Em Rondônia, é marcante a retirada a castanha-do-pará e a produção de cacau para abastecer a indústria do chocolate.
Ainda pequena, mas em fase de expansão, está a indústria de transformação. Estão instaladas no estado empresas de produção de colchões, compensados, tijolos de cerâmica, acessórios para motocicletas, tratores, barras de ferro e aparelhos de barbear.
No setor de mineração, o destaque é a produção de cimento destinado à construção civil.
Aspectos Históricos
A região hoje ocupada pelo Estado de Rondônia pertenceu à Espanha, considerando as definições do Tratado de Tordesilhas.
Foram os acordos celebrados pelos tratados de Madri e Santo Ildefonso que garantiram a posse da área à Coroa Portuguesa.
Os tratados consideraram as explorações dos bandeirantes e o mapeamento dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré. Esse mapeamento ocorreu entre 1722 e 1747.
Pelo Tratado de Tordesilhas, toda essa região pertencia à Espanha. Com a penetração das Entradas e Bandeiras e o mapeamento dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré, no período de 1722 a 1747, houve uma redefinição dos limites entre Portugal e Espanha, realizada através dos Tratados de Madri e de Santo Ildefonso.
Portugal passou então a ter a posse definitiva da região e a defesa dos limites territoriais. As demarcações da área ocorreram a partir de 1781.
De difícil acesso, o território só foi povoado partir do século XIX, quando começou o ciclo da borracha. A construção da ferrovia Madeira-Mamoré também contribuiu para a abertura de cidades.
Até então, missões religiosas chegavam à região. A descoberta do ouro atraiu bandeirantes que subiram o rio Guaporé.
O território hoje formado pelo Estado de Rondônia pertencia aos vizinhos Amazonas e Mato Grosso. A criação ocorreu em 1943, quando era denominado Território do Guaporé.
Em 17 de fevereiro de 1956, o estado recebeu a denominação atual como uma homenagem ao marechal Rondon. A partir de 1981, foi elevado à condição de Unidade da Federação.
Aspectos Geográficos
A maior parte do território rondoniense está localizada no Planalto Sul-Amazônico. A região norte e noroeste integra a Planície Amazônica, onde encontra-se o vale do rio Madeira.
Na região sul, há elevações e depressões. Nessa área a altitude pode chegar a 800 metros em relação ao nível do mar.
Clima
Rondônia é influenciada pelo clima equatorial. As temperaturas podem variar entre 24ºC e 33ºC.
O período chuvoso vai de dezembro a maio e entre junho e agosto ocorre queda no índice pluviométrico. Ainda assim, a precipitação anual apresenta variação de 1.800 a 2.400 milímetros.
