Abandono da faculdade
Estudos mostram que a Geração Z está chegando à Universidade e ao mundo do trabalho mais dependente e com dificuldade de tomar decisões.
Isso acaba refletindo em profissionais frustrados, contribuindo com a evasão no Ensino Superior e demanda por reorientação profissional para quem já se encontra no mercado de trabalho.
Existem alguns aspectos que contribuem para falhas na tomada de decisão em relação ao curso, sendo a falta de orientação profissional o principal. Em alguns casos, o aluno ingressa no curso sem conhecer a profissão e se desestimula quando nota que a carreira não lhe proporciona satisfação.
É bem recorrente o ingresso na faculdade por conta da pressão social e familiar, onde o estudante acaba optando, muitas vezes, por cursos tradicionais – em nome da ”garantia do sucesso” em uma profissão consagrada.
Muitos pais ainda pressionam ou impõem aos seus filhos um Projeto de Vida que não tem relação nenhuma com as expectativas, habilidades e interesses desses jovens. Isso aumenta a evasão no Ensino Superior pelo fato do curso não ser uma escolha efetiva do próprio aluno.\


