Aprendendo a lidar com as emoções

 em Educação Infantil, Textos Educação Infantil

Acredita-se que o ser humano tem 6 emoções básicas: alegria, medo, raiva, tristeza, surpresa e nojo. A
habilidade de reconhecer os próprios sentimentos e emoções, compreender os dos outros e saber lidar com eles é o que a psicologia chama de inteligência emocional (QE) – e ela é tão importante quanto o quociente de inteligência (QI), porque confere serenidade e discernimento necessários para que as funções cognitivas trabalhem plenamente. Por exemplo, de nada adianta a criança ser um gênio se ela não souber lidar com as críticas.
O manejo de emoções envolve sentimentos desconfortáveis e agradáveis, e o primeiro passo para o
desenvolvimento dessa habilidade é o reconhecimento e a nomeação dessas emoções, nossas e das pessoas à nossa volta. Envolve também saber como expressá-las adequadamente e compreender como o nosso comportamento é influenciado por elas. Uma criança emocionalmente saudável não é aquela que não chora, tampouco se frustra ou se irrita, mas aquela que aprimora, constantemente, a compreensão sobre as próprias emoções.
Além disso, as habilidades socioemocionais parecem trazer benefícios para a saúde, fomentar a cidadania,
reduzir a agressividade e o abuso de substâncias químicas. São habilidades importantes para toda a vida e podem
favorecer a ocorrência de futuros processos de resiliência. Sem dúvida alguma, podem ajudar a criar um mundo mais humano, com valores e pessoas se responsabilizando pelos próprios atos.
Como desenvolver as habilidades socioemocionais com as crianças
– Tomar consciência das emoções da criança;
– Escutar com empatia, validando os sentimentos da criança;
– Ajudar a criança a encontrar as palavras para nomear as emoções que estão sentindo;
– Estabelecer limites e explorar estratégias para resolver o problema em questão.
Dicas de ações para serem realizadas em família
– Brincar de “Que expressão é essa!?”
Coloque um espelho na frente da criança e peça para ela fazer diferentes expressões: alegria, tristeza,
raiva, nojo, medo e surpresa. Depois de observar suas expressões, peça para ela desenhar a que mais gosta ou a que achou mais difícil. E aproveite para conversar sobre alguma situação complicada vivenciada pela criança.
– Brincar de mímica
Brincar de mímica com as emoções também é um ótimo exercício. Você pode propor que representem
ações que podem levar a algum tipo de reação e a criança adivinha qual o sentimento. Por exemplo, a mímica
de receber um presente. Quando ela adivinhar a ação, você pergunta: “O que sente alguém que recebeu um
presente que gostou? E um presente que não gostou? E um presente inesperado?” E por aí vai. Será divertido!
E não se surpreenda se acabar descobrindo algumas novidades sobre seu(s) filho(s)!
– Pintar os sentimentos
Uma atividade bem gostosa e que também traz à tona as emoções é trabalhar com a música e com as
cores, usando tinta, canetinha, lápis ou giz. Você pode colocar uma música (triste, alegre, calma etc.) e pedir
para a criança relacioná-la com algum sentimento. Depois, convide-a para escolher uma cor que expresse esse
sentimento. É incrível, mas existe algum conhecimento coletivo que nos leva a escolher cores vibrantes e fortes para sentimentos positivos e cores mais escuras para os sentimentos negativos. Deixe a criança pintar à vontade e depois converse sobre o que ela sentiu.

Utilizar as histórias infantis de forma lúdica, como recurso no qual as crianças possam projetar e ressignificar seus sentimentos.

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