Datas comemorativas de dezembro 2023: o que aprender sobre elas
No mês de dezembro, nenhuma comemoração tem maior destaque do que o Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo e, além disso, é o único feriado do mês.
Confira quais são as datas mais comemoradas em dezembro:
- 1 de dezembro: Dia internacional da luta contra a Aids
- 8 de dezembro: Dia da família
- 10 de dezembro: Dia da declaração universal dos direitos humanos
- 22 de dezembro (data móvel): Início do verão
- 25 de dezembro: Natal (feriado nacional)
- 31 de dezembro: Véspera de Ano-novo
Dia internacional da luta contra a Aids, 1 de dezembro
O mês de dezembro começa com um momento de reflexão sobre a Aids, não só instruindo as pessoas sobre a transmissão e prevenção da doença, mas conscientizando-as para o combate ao preconceito sofrido pelos portadores do HIV.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dia da família, 8 de dezembro
O Dia da família comemora e presta homenagem à instituição familiar, que pressupõe a relação entre pessoas com ou sem laços sanguíneos, mas baseada em muito amor.
Instituída na década de 60, a data promove a valorização da família, como um elemento fundamental na vida das pessoas.
Dia da declaração universal dos direitos humanos, 10 de dezembro
O Dia da declaração universal dos direitos humanos celebra a data histórica em que, durante a Assembleia Geral da ONU, foi apresentado o documento que descreve os direitos humanos básicos. Isso aconteceu em 1948.
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” (Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos)
A elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) contou com a participação de representantes de todo o mundo e se tornou o documento mais traduzido mundialmente.
Início do verão, 22 de dezembro (data móvel)
Em 2023, o início do verão é no dia 22 de dezembro. O aumento da temperatura, em sintonia com as férias escolares, propiciam momentos de descontração ao ar livre.
No regresso às aulas, ainda poderá ser possível recordar o solstício de verão – o evento que marca o início do verão – e assim aproveitar para introduzir nos estudantes alguns conceitos astronômicos básicos.
Natal, 25 de dezembro (feriado nacional)
Para muitos, o Natal é a comemoração mais esperada do ano. Apesar de ser uma celebração cristã, a sua disseminação ultrapassou o âmbito religioso.
Na sua origem, está a tentativa da igreja converter pessoas para a religião. Isso porque a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus – a data exata em que Jesus nasceu é desconhecida – coincide com a celebração pagã do Festival do Sol Invicto.
A festa traz muitas tradições, como a montagem da árvore e a ceia, todas com uma origem curiosa. O Papai Noel, por exemplo, surgiu a partir de um bispo turco, São Nicolau, que deixava moedas nas casas das pessoas carenciadas.
Véspera do Ano-novo, 31 de dezembro
A Véspera do Ano-novo, conhecido como Réveillon – do francês réveiller, que significa “despertar”, faz parte das festas de fim de ano. É uma das datas mais comemoradas em todo o mundo.
Em muitos países, à meia-noite desse dia, acontece um espetáculo de fogos de artifício, para festejar a entrada de um novo ano com alegria e esperança.
Na mesma data, realiza-se todos os anos a Corrida Internacional de São Silvestre, uma prova de 15 km que acontece em São Paulo desde 1925 e foi promovida pelo jornalista Cásper Líbero.
Outras datas comemoradas em dezembro
Dia do numismata, 1 de dezembro
O Dia do numismata, 1 de dezembro, presta homenagem ao profissional que se dedica ao estudo das moedas, cujo trabalho promove o conhecimento


