EMOÇÕES E SUA ENERGIA

 em Educação Profissional, Textos Educação Profissional

 

Goleman afirma que as emoções são, em essência, impulsos para agir, planos instantâneos para lidar com a vida que a evolução nos infundiu. Logo a própria raiz da palavra emoção transmite isso. “Emoção é movere (mover), mais o prefixo “e”, para denotar “afastar-se”,

 

O Dr. Wanderley Pires define emoções: “são reações físicas a determinados pensamentos que nos comovem, “mexem” com a gente. (emotio – latim moção, movimento). E cita que as emoções básicas são:

 

MEDO, RAIVA, AMOR, TRISTEZA E ALEGRIA.

 

Todas as emoções (sentimentos) brotam dos pensamentos. Assim: penso em coisas alegres… sinto alegria, penso em coisas tristes… sinto tristeza, penso em coisas irritantes… sinto raiva. Quando deixamos de pensar, as emoções simplesmente desaparecem. Se soubermos conduzir os pensamentos, poderemos escolher nossas emoções. (Pires, p. 60). A mais antiga raiz de nossa vida emocional está no sentido do olfato, ou, mais precisamente, no lobo olfativo, as células que absorvem e analisam o cheiro.

 

Nos tempos primitivos o olfato apresentava-se como um sentido supremo para a sobrevivência. De lobo olfativo, começaram a evoluir os antigos centros de emoção que acabaram tornando-se suficientemente grandes para envolver o topo do tronco cerebral. Esta parte se chamou sistema límbico.

 

Quando estamos ansiosos ou furiosos, apaixonados, apavorados acionamos este sistema. À medida que evoluímos este sistema foi aperfeiçoando e desenvolveu duas ferramentas: aprendizagem e memória.

 

Esses avanços permitiram a um animal ser mais esperto nas opções de sobrevivência e aprimorar suas respostas para adaptar-se a exigência em vez de termos reações invariáveis e automáticas. Entre as funções da mente destaca-se; o raciocínio, cálculo, análise, memória, interpretação, imaginação, etc. Quando uma pessoa trabalha satisfeita ela aumenta sua capacidade de raciocínio, de criação conseqüentemente ela produz mais e melhor.

 

O homem interpreta seu prazer à luz da bagagem moral e intelectual. Já os animais irracionais não possuem este recurso, assim cita o doutor Pires (1997) comenta em sua obra “Qualidade de Vida” que um leão mata uma zebrinha e a devora sem se recriminar.

 

Quanto mais energia emocional você tiver, mais habilidades você assume, isto equivale a dizer que você dribla mais situações. (Esta é a pessoa que chamamos de dinâmica).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar