Engenheiro elétrico ou engenheiro eletricista?

 em Educação Profissional, Textos Área Biológica Educação Superior
Entenda o motivo da polêmica com o título profissional da engenharia elétrica

Engenheiro elétrico ou engenheiro eletricista?

Quando falamos sobre o curso de Engenharia Elétrica sempre surge a dúvida sobre a titulação do profissional formado na área: engenheiro elétrico ou engenheiro eletricista? A polêmica é antiga e constantemente alvo de piadas por quem defende qualquer uma das expressões. Apesar dos desentendimentos, os dois termos podem ser utilizados para descrever o profissional responsável pela elaboração, implantação e avaliação de serviços e produtos de engenharia elétrica.

Elétrico X eletricista

O termo engenheiro elétrico geralmente é utilizado por pessoas que não atuam na área e estão em busca de informações sobre a engenharia elétrica. De acordo com o jornalista e crítico literário Sérgio Soares*, o adjetivo que qualifica a atividade é herdado pelo profissional. Como exemplo temos o engenheiro mecânico, médico nuclear, etc. Por esse motivo, é comum utilizar o termo engenheiro elétrico.
Críticos defendem que não utilizar a expressão porque engenheiro elétrico daria choque pode ser classificado como literalismo exagerado. Isso porque o título de outros profissionais não causa tamanho desconforto, se configurando como uma prática bastante comum utilizar o adjetivo da profissão para definir o profissional.

Engenheiro eletricista – CONFEA

A principal defesa para adotar de vez o engenheiro eletricista é que a Resolução Nº 473/02, de 26 de novembro de 2002, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) apresenta o termo como a titulação para o profissional formado na graduação em engenharia elétrica.
A resolução estabelece uma tabela dos títulos profissionais das áreas da engenharia nos níveis de graduação (bacharelado e tecnólogo).

Engenheiro elétrico ou engenheiro eletricista: qual utilizar?

Engenheiro elétrico não está errado, mas devido a resolução do Confea, os profissionais podem optar por utilizar engenheiro eletricista em ambientes mais formais, já que esse é o termo impresso na carteira profissional. Em ocasiões informais ambos os termos podem ser facilmente adotados.
*O comentário do jornalista Sérgio Soares sobre o tema foi publicado no blog Sobre Palavras, da revista Veja.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar