Estado brasileiro de Paraíba  PB

em Ensino Médio, Geografia Ensino Médio, Texto Geografia Ensino Médio

1. Estado Brasileiro de PARAÍBA – PB • Professor: Gutiérrez Santayana, Eduardo • Estudante: ROCANO ROJAS, León

2. Sua Localização • Paraíba é um dos 26 estados que junto com o Distrito Federal formam a República Federativa do Brasil. Ele está localizado na região nordestes do país, sua capital e maior cidade é João Pessoa e límite com os estados do Rio Grande do Norte ao norte, Pernambuco asul e Ceará a oeste, o Oceano Atlântico a leste. Tem uma área de 56,439.8 quilômetros quadrados e uma população estimada em 3,914,418 habitantes.

3. Atividades Econômicas •Suas principais atividades econômicas são a agricultura, a indústria, pesca e turismo (cana de açúcar, mandioca e milho é cultivado).

4. Capital e Cidades Importantes • João Pessoa é uma cidade brasileira, capital do estado da Paraíba. É conhecida como a cidade onde o sol nasce primeiro. É dividido em 4 mesorregiões e 23 micro regiões composta por 223 municípios. As principais cidades são: Campina Grande, Santa Rita, Mogeiro, Esperança, Soledade, Mamanguape, Guarabira, Pomba, Alhandra, Bananeiras, Araruna, Coremas, Brejo do Cruz, Boa Vista, patos e outras

5. Lugares Turísticos – Locais de Interesse Farol do Cabo Branco Centro Cultural São Francisco Praia Manaíra Vale dos Dinossauros, na Paraíba Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande Pedra de Ingá

6. Sua Gastronomia. • As comidas Salgados. paraibanas salgadas mais comuns são: carne de sol, queijo coalho, macaxeira frita ou cozida, que estão presentes sozinhas ou combinadas em diversos pratos. Existe também a charque, que é diferente do sul do país. • Doces. Tapiocas doces, uso do milho em munguzá (a canjica do sudeste, feita de milho branco), pamonha, sobremesas de coco, castanhas de caju nas suas versões doces (com coberturas de chocolate, coco, rapadura, leite condensado), Bolo baeta (parece um pudim). • Bebidas. Há uma cultura grande de fabricação de cachaça, incluindo algumas famosas, como acachaça brejeira.

7. COMIDA TÍPICA Rubacão: delícia! Risoto com carne de sol picada e creme de leite Tapioca com camarão e cheddar feijão-verde, farofa, charque e vinagrete cuscuz com queijo e ovo mexido: café da manhã no hotel em João Pessoa feijão-verde, um dos acompanhamentos de isca de peixe frito e mandioca frita cachaça brejeira