Estrelas e as Formas geométricas da Bandeira Nacional

 em Educação Profissional, Textos Educação Profissional

Na primeira versão da bandeira atual do Brasil havia 21 estrelas, que era o número de estados mais o Distrito Federal na época. As 21 estrelas foram desenhadas na posição em que estavam no céu na cidade do Rio de Janeiro às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

Sempre que forem acrescentados ou excluídos estados, as estrelas da Bandeira do Brasil devem refletir essa alteração, conforme o disposto na Lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992. Por esse motivo, a bandeira passou a ter 27 estrelas.

Formas geométricas na Bandeira do Brasil

A bandeira nacional é formada por um retângulo verde e sobre ele estão as seguintes formas geométricas:

Losango: representa as mulheres que lutaram pela independência do Brasil. É uma forma de homenagear a Imperatriz D. Maria Leopoldina, que teve um papel importante na independência do País;

Círculo: representa uma esfera armilar manuelina. A esfera armilar é um instrumento utilizado na navegação e recorda o Descobrimento do Brasil, em que o rei de Portugal era D. Manuel I;

 

Faixa: dentre as várias interpretações, a faixa pode representar a luz solar ou o rio Amazonas.

Lema positivista da Bandeira do Brasil

O céu da bandeira é “cortado” por uma faixa branca ascendente com a inscrição “Ordem e Progresso” em verde.

Estas palavras fazem parte de uma frase maior: o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim. A autoria é do fundador do Positivismo, Auguste Comte, cujas ideias influenciaram na criação da República.

Críticas não foram poupadas à escolha destas palavras e várias mudanças foram propostas, sem sucesso. Entre as mais significativas estava a do senador Antônio Coelho Rodrigues (1846-1912), em 1896, sugerindo trocar a inscrição pela divisa “Lei e Liberdade”.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar