Isolamento social: o que é

 na categoria Educação Profissional, Textos Educação Profissional

 

Isolamento social é um comportamento complexo oriundo do íntimo do indivíduo que o perpetua. Somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes.

Embora esse contato seja difícil para algumas pessoas, por inúmeras questões (timidez, ansiedade, depressão, fobia social), ele é necessário para a nossa saúde.

Os relacionamentos interpessoais que cultivamos influenciam diretamente em nossa personalidade, opiniões e humor. Quando o isolamento ocorre, essa troca deixa de acontecer e a pessoa isolada se tranca em sua própria mente.

 

O que é isolamento social?

isolamento social é o comportamento onde uma pessoa ou um grupo de pessoas, voluntaria ou involuntariamente, se afastam de interações e atividades sociais.

Também ocorre quando pessoas são isoladas por terceiros. Neste artigo, apenas a primeira situação será abordada.

Geralmente, este comportamento se manifesta em dois cenários. O primeiro é no silêncio. Gradualmente, a pessoa vai deixando de frequentar os locais que antes considerava agradáveis e perde o contato com amigos e colegas. Ela apenas se dá conta de sua atitude quando alguém a aponta.

O segundo é voluntário. A pessoa sente a necessidade de se afastar por inúmeros motivos. Por vontade própria, ela começa a se isolar de amigos e familiares.

Eventualmente, ela se acostuma com a solidão e consegue navegar neste novo modo de vida solitário. Mas ele não é o ideal.

Quais as causas do isolamento social?

As motivações que levam uma pessoa ao isolamento são diversas. A dificuldade de se relacionar e formar amizades significativas são comumente os pretextos usados para justificar este comportamento. Para exemplificar, veja, abaixo, cenários possíveis de isolamento social.

Cenário 01  Assombrada por traumas do passado, a pessoa não consegue aprofundar o relacionamento além da conversa superficial entre conhecidos.

Por acreditar ser socialmente inapta, ela opta por diminuir o convívio social para se preservar e evitar que o evento negativo do passado se repita. O isolamento, então, se torna um mecanismo de defesa.

Cenário 02 Tomada por pensamentos negativos e uma visão pessimista da vida, a pessoa acredita não ser boa o suficiente para ter amigos ou estar em contato com os demais. Assim, se julga inadequada e procura fugir de situações sociais.

No meio das pessoas, deixa transparecer o seu nervosismo exacerbado, o que colabora para julgamentos e críticas. Consequentemente, a pessoa se torna ainda mais reservada. É um ciclo vicioso extremamente nocivo.

Cenário 03  Insatisfeita com sua vida atual, a pessoa perde a vontade de relacionar. Ela não vê utilidade ou significado em conversar com os amigos como fazia antes.

Sem perceber, frequentemente escolhe ficar em casa, recusando quaisquer possibilidades de interação social. As pessoas ao seu redor notam a sua postura antissocial e se afastam por acreditarem ser indesejadas.

Cenário 04  Sempre ocupada, a pessoa não tem tempo para se relacionar. Sua mente está sempre focada no trabalho, em seus afazeres e nas próximas pendências.

Ela vive para cumprir obrigações e, por isso, acaba se afastando das pessoas queridas e de momentos de lazer. Quando se dá conta de como seu estilo de vida é turbulento, precisa embarcar em uma longa jornada para retomar os relacionamentos esquecidos.

Cenário 05 O último cenário baseia-se em casos em que a pessoa sente-se inferior aos demais por sua condição financeira, intelectual ou profissional. Este desconforto pode estender-se para sua própria aparência e personalidade.

E cenário atual…. Ajudar a cessar o ataque do vírus. Recomendaçoes é fugir da aglomeração e sir para Isolamento Sob=cial

Importância do convívio social 

Estabelecer laços de amizades significa firmar acordos secretos de influência positiva recíproca. Como assim? Você ajuda o próximo e ele te ajuda em troca, mas tudo de forma espontânea, voluntária e sem cobranças.

É desta maneira que as pessoas encontram oportunidades para o crescimento pessoal.

Ou seja, relacionamentos interpessoais não servem apenas para fazer aquele happy hour gostoso depois do trabalho ou ir ao cinema ou ter companhia para eventos sociais.

Eles são importantes para nos tornar pessoas melhores.

Os relacionamentos interpessoais também colaboram para o autoconhecimento uma vez que percebemos diversas características de nossa personalidade no contato     com o outro.

isolamento social faz exatamente o oposto: ele alimenta as ideias errôneas de quem deseja se afastar. Sem o outro para mostrar outra perspectiva, a pessoa mergulha nos pensamentos ruins.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

Postagens Recentes

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar