O processo de leitura e escrita
Coordenação Pedagógica e Serviço de Orientação Psicopedagógica – SOP
O processo de alfabetização se inicia nos primeiros contatos da criança com o mundo. É contínuo, permanente e se expande à medida que a criança se lança no contexto sociocultural, adquirindo conhecimentos acerca do que a rodeia. Brincadeiras, jogos, histórias ouvidas e materiais diversos, usados em suas vivências diárias, propiciam situações favoráveis à aprendizagem e à organização lógica do pensamento.
Em nossa sociedade, a escrita desempenha um papel fundamental, pois está em toda parte e precisamos dela nas mais diferentes situações da vida. Além disso, em uma sociedade em que quase tudo passa pela escrita, a alfabetização é essencial para uma melhor compreensão da realidade.
Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual. À medida que entra
em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros, revistas etc., ela está, iniciando o seu processo de descoberta do código escrito. Dessa forma, quando a criança ingressa na escola, traz uma série de experiências e conhecimentos sobre a leitura e a escrita. Porém, sua compreensão ainda é muito restrita e necessita da intervenção da professora para que possa ampliar o seu universo em torno dosímbolo escrito.
É no 1º Ano do Ensino Fundamental que se inicia a sistematização do processo de alfabetização e a
criança passa a compreender o funcionamento do código escrito. Em nossa escola, essa compreensão se dáa partir da exploração do sentido das palavras encontradas nos textos-base trabalhados na sala de aula. Em cada texto, são escolhidas as palavras-base e, a partir de jogos com letras e sílabas, novos fonemas poderão ser inseridos, desdobrando-se e criando outras palavras. Por meio dos procedimentos didáticos realizados na sala de aula, são desenvolvidas diversas capacidades relativas ao funcionamento do sistema alfabético ortográfico, ao uso geral da escrita e à compreensão dos textos, que se constitui na meta principal do ensino da leitura.
No decorrer do processo de alfabetização, a criança escreve, lê e constrói seus conhecimentos. Enquanto aprende, testa suas hipóteses, arriscando, errando ou acertando. Deve-se conhecer e respeitar o desenvolvimento da criança, oferecendo-lhe ajuda, explicitando informações desconhecidas, valorizando seus conhecimentos e favorecendo deduções pertinentes. O importante é não inibi-la em seu processo de descoberta.
A interação da criança com o mundo letrado é fundamental. Nas famílias em que ocorrem práticas de
leitura, há uma grande contribuição dos adultos para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança.
Atitudes e atividades que podem ser desenvolvidas em casa para ajudar a criança:
• Leia sempre que possível para a criança.
• Ofereça possibilidades que despertem a curiosidade da criança, como deixá-las escolher livros, revistas, jornais etc.
• Solicite à criança que recorte e cole letras para formar palavras de seu conhecimento: nomes dos familiares, de animais de estimação, de colegas etc.
• Seja paciente, compreensivo e, sobretudo, não faça comparações. Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento. Elogie suas conquistas.
• Aceite as tentativas de escrita da criança: reconheça seu esforço.
• Escreva bilhetes curiosos e coloque-os em locais estratégicos: na porta do guarda-roupa, debaixo do travesseiro, no ímã da geladeira etc.
• Ensine a criança a apreciar e a cuidar de seus livros. Reserve um lugar especial para que ela os guarde.
• Leve a criança a museus, livrarias, cinemas, galerias de arte, parques, jardins zoológicos, boas peças de teatro infantil. As atividades culturais também são formas de leitura.
OSG.: 0985-19-JER/REV.: REB/EDG