Professor paulista faz dos passeios e viagens uma rotina na escola
Com apoio da comunidade, Leandro conseguiu consolidar as excursões escolares no planejamento anual da instituição onde atua
POR:
Bruna Tiussu
Leandro Mariz é daqueles que acreditam que a aprendizagem vai além das quatro paredes da sala de aula. Professor de Geografia na EE Ismael Iglesias, na cidade litorânea de Caraguatatuba (SP), Leandro observou que muitos alunos não tinham a oportunidade de conhecer parques, museus e pontos turísticos, inclusive no próprio município.
Por isso, ele deu início, em 2013, a um projeto cujo objetivo é proporcionar aos estudantes essas experiências por meio de uma das práticas mais típicas da escola: as excursões com a garotada. A primeira visita foi à praia e ao Morro de Santo Antônio. “Muitos alunos nunca tinham ido a este que é o principal cartão-postal da nossa cidade”, conta Leandro, que utilizou o passeio para abordar conteúdos relacionados ao clima e à atmosfera.
Com o passar do tempo, o município ficou pequeno para Leandro, que pediu o apoio da direção, dos colegas docentes e das famílias para montar um programa pedagógico de visitas e buscar os recursos necessários para as excursões. Alunos e pais, por exemplo, conseguem produtos que viram prêmios de rifas e bingos; e os professores colaboram no contato com possíveis patrocinadores, como empresários e sindicatos da cidade.
Com o esforço da comunidade, o projeto já conseguiu levar alunos a São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Esse esforço trouxe impactos positivos na postura dos alunos e no dia a dia na escola. “Nas viagens, turmas de anos diferentes se conhecem melhor, interagem. E como o projeto se tornou interdisciplinar, está presente em fases diferentes da rotina escolar”, explica Leandro. No ano passado, o professor e os alunos resolveram reunir todos os aprendizados em um livro. “O envolvimento deles é impressionante. E o horizonte que se abre a cada um é impagável.”

