Serviço Social – Profissão, Carreira e Informações Gerais

em Área Humana Educação Superior, Educação superior, Texto Área Humana Educação Superior

Conheça a profissão de Assistente Social, como é o curso de Serviço Social, onde estudar e onde este profissional pode atuar!

carreira em Serviço Social tem foco na coletividade e integração do indivíduo na sociedade. O profissional dessa área é chamado de Assistente Social e atua no combate às desigualdades da sociedade,  analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos.

O Assistente Social age de forma direta em vários campos e instituições da sociedade, podendo desenvolver atividades nos domínios privados, governamentais e não governamentais, em áreas como:

• Educação
  • Gênero
  • Família
  • Trabalho
  • Habitação
  • Assistência
  • Lazer
  • Reabilitação
  • Sistemas penitenciários
  • Previdência social

A profissão de Serviço Social é regulamentada e, para exercê-la, necessário cursar a graduação em Serviço Social em faculdade reconhecida pelo MEC e obter o registro no Conselho Regional de Serviço Social.

Saiba mais sobre o curso de Serviço Social, as principais faculdades que oferecem esta graduação e o mercado de trabalho!

Como é o curso de Serviço Social?

O curso de Serviço Social é oferecido em grau de bacharelado e seu objetivo é formar profissionais capazes de entender e analisar a dinâmica social e as dificuldades individuais e comunitárias.

Além disso, o Serviço Social busca o fortalecimento das relações sociais, estabelecendo políticas que promovam a igualdade entre os indivíduos e a  justiça social.

Desde o início do curso, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e espaços institucionais como escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas. O estágio supervisionado é obrigatório.

Dependendo da faculdade, a graduação pode ser oferecida  nas modalidades presencial, semipresencial ou a distância. Em redes educacionais como Anhanguera e Cruzeiro do Sul (a distância), é possível encontrá-la em todos os formatos, com o reconhecimento do MEC.

O que se estuda em Serviço Social?

Entre as principais disciplinas do curso de Serviço Social, podemos citar:

• Antropologia
  • Assessoria e Consultoria em Serviço Social
  • Desenvolvimento Econômico
  • Desenvolvimento Local e Territorialização
  • Direitos Humanos
  • Educação Inclusiva
  • Ética Profissional
  • Família e Sociedade
  • Filosofia
  • Formação Social, Econômica e Política no Brasil
  • Fundamentos das Políticas Sociais
  • Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
  • Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
  • Movimentos Sociais
  • Participação e Controle Social
  • Pesquisa em Serviço Social
  • Planos e Projetos de Intervenção Social
  • Política de Seguridade Social
  • Política de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso
  • Psicologia
  • Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Qual é a duração do curso de Serviço Social?

A duração média do bacharelado em Serviço Social é de quatro anos, ou oito semestres. Mas esse período pode variar caso o aluno acumule dependências ou tranque o curso ao longo da formação.

Quem faz Serviço Social pode trabalhar em quê?

O profissional formado em Serviço Social tem sido amplamente procurado para trabalhar em equipes multiprofissionais de diferentes setores. A grande maioria dos assistentes sociais brasileiros, segundo o Conselho Federal de Serviço Social, trabalha no setor público, em órgãos municipais, estaduais e federais.

Este profissional pode ainda trabalhar como autônomo (prestando consultoria sobre políticas sociais, por exemplo), ou integrar equipes multidisciplinares em empresas privadas, ONGs, associações, movimentos sociais, universidades (como docente ou pesquisador), institutos técnicos, escolas, creches e hospitais, entre outros.

Devido à desigualdade de renda e ao crescimento de políticas de inclusão e de acesso da população aos serviços básicos para o cidadão, existe uma demanda crescente por assistentes sociais no Brasil.

Qual é a diferença entre assistente social e Serviço Social?

É comum surgirem dúvidas sobre os termos Serviço Social e assistente social e apesar de serem referências a mesma área, eles possuem significados distintos. Serviço Social é o nome do curso de graduação. Já assistente social, é o nome dado aos profissionais formados em Serviço Social e que exercem a profissão.

Onde estudar Serviço Social?

O curso de Serviço Social é oferecido por cerca de 400 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o Brasil.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Serviço Social:

• Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Centro Universitário UNIBTA