Símbolo Nacional: bandeira

 na categoria Desques, História Ensino Fundamental, Textos Historia Ensino Fundamental

Juliana Bezerra

Os Símbolos Nacionais – bandeira, brasão, selo e hino – implementados pela Lei n° 5.700, de 1º de setembro de 1971, representam a união do nosso país.

Incluídos na Constituição, eles possuem um grande valor histórico e identificam a nação brasileira. Juntos, eles assinalam o sentimento de união da nação, bem como a soberania do país.

Todos os países do mundo possuem símbolos nacionais. Eles são usados em eventos (cerimônias, eventos esportivos, etc.) e documentos oficiais.

Vale lembrar que o Dia dos Símbolos Nacionais é comemorado no dia 18 de setembro.

Bandeira Nacional

Bandeira do Brasil
Bandeira oficial do Brasil

A bandeira nacional foi Instituída no dia 19 de novembro de 1889. Ela é composta de um retângulo verde, um losango amarelo sobreposto e um círculo azul com estrelas brancas, do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional positivista: “Ordem e Progresso”.

As cores da bandeira – o verde e o amarelo – são herdados da bandeira imperial, e significam a Casa de Bragança (verde) e a de Habsburgo (amarelo).

Além disso, as cores fazem referência às riquezas do nosso país: verde das matas e florestas, amarelo do ouro, azul do céu.

As estrelas simbolizam as 27 unidades federativas do país (26 estados e o Distrito Federal).

A disposição delas representa a constelação Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando foi Proclamada a República do país.

Todas as semanas, nas escolas públicas e particulares, a bandeira nacional deve ser hasteada, lei que entrou em vigor a partir de 2009. Lembre-se que o Dia da Bandeira Nacional é comemorado em 19 de novembro.

What do you want to do ?

New mail

What do you want to do ?

New mail

Postagens Recentes

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar