Vacina BCG

 em Educação Profissional, Textos Educação Profissional

A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)¹,².

A tuberculose é uma doença grave, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e que afeta pulmões, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). O principal sintoma da doença é a tosse, acompanhada de expectoração com sangue, falta de ar, febre, entre outros. Esta é uma doença transmissível de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala³. Pessoas assintomáticas também podem transmitir a doença. Os casos mais graves da tuberculose podem ser prevenidos por meio da vacina BCG, que deve ser tomada ao nascer até os 4 anos².

A vacina é extraída por meio do enfraquecimento de uma das bactérias que causam a tuberculose e é tomada em dose única. No local em que foi aplicada, geralmente no braço direito, é normal formar uma cicatriz característica. Não se deve colocar nenhum produto, medicamento ou curativo sobre a cicatriz, pois está é uma reação esperada da vacina².

Segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde em 2017, 282 mil novos casos de tuberculose foi diagnosticado nas Américas, sendo 87% dos casos concentrados em 10 países, com Brasil, Colômbia, Haiti, México e Peru responsável por dois terços do total de casos e mortes4.

 

Fontes: 1. Dia da Vacina BCG – Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 28 de junho de 2021. 2. Vacina BCG – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Último acesso em 28 de junho de 2021. 3. Tuberculose (TB) – Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Último acesso em 28 de junho de 2021.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar