Quais são os sinais de que um aluno está com a saúde mental comprometida?
Quanto mais cedo forem identificados os sinais de que um aluno está passando por problemas psicológicos, mais rápido ele poderá ser encaminhado para um tratamento profissional. Apesar de não haver uma regra sobre os sinais manifestados, algumas das situações mais comuns são:
- perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
- abandono do convívio social e amizades;
- falta de interesse pelos estudos e de comprometimento com as responsabilidades diárias;
- desequilíbrio emocional, como irritabilidade, agressividade ou agitação;
- falar constantemente sobre morte;
- alteração no sono, o que faz com que o aluno fique sonolento durante a aula;
- queda no rendimento escolar.
Os educadores também devem observar a comunicação não verbal dos jovens, como postura, olhar, gestos e jeito de falar. Esses sinais acendem uma luz vermelha, principalmente quando são manifestados em conjunto. Nessas circunstâncias, os profissionais da escola devem estabelecer uma relação de confiança com o estudante e abordar o assunto de uma maneira confortável.
Como você pode perceber, a campanha Setembro Amarelo nas escolas é algo de extrema importância. Afinal, ela abre o diálogo sobre saúde mental e gera oportunidades de observação sobre como os alunos se sentem. A iniciativa conscientiza alunos e funcionários sobre como identificar questões relacionadas à ansiedade e depressão, fazendo com que não tenham receios de buscar ajuda.


