O Brasil está cheio de belezas naturais e muitas delas estão protegidas através da criação de Parques Nacionais. Os parques configuram unidades de conservação para que a natureza permaneça em suas melhores condições.

Ao mesmo tempo, os Parques Nacionais, geridos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), procuram preparar os parques para visitação. Com cada vez melhor infraestrutura ao visitante, mas sempre se preocupando com segurança e proteção ambiental, os parques têm crescido em número de visitantes.

Provavelmente você já visitou algum desses Parques Nacionais.

O ICMBio procura atuar no desenvolvimento de projetos de produção e uso sustentável e adequado dos recursos naturais, além da promoção do modo de vida da população local.

O conjunto de Parques Nacionais, Áreas de Proteção Ambiental e Florestas Nacionais soma mais de 30 unidades de conservação. Vamos conhecer algumas delas?

10 Parques Nacionais para Conhecer no Brasil – ICMBio

Essas unidades de conservação preparam os parques para visitação e mantêm as belezas naturais preservadas

Parques Nacionais no Brasil

1 – Parque Nacional da Tijuca

Parques Nacionais do Brasil: ParnaTijuca
Resultado de uma floresta replantada, o ParnaTijuca é o parque nacional mais visitado do Brasil

O parque mais visitado do Brasil é o Parque Nacional da Tijuca, onde se encontra o Cristo Redentor. O parque possui características bem peculiares. Além da presença do maior ponto turístico do Brasil, ele inclui uma das maiores florestas urbanas do mundo. Dentro da Floresta da Tijuca há várias trilhas, mirantes, monumentos (como a estátua do Cristo Redentor), cachoeiras e ruínas históricas.

Uma curiosidade é que a floresta foi toda replantada. Isso porque no século XIX, a floresta tinha sido toda destruída por causa de plantações de café e produção de carvão. Todas as fontes de água que abasteciam a cidade começaram a secar. Então eles foram obrigados a replantar a floresta, com mais de 100 mil árvores. Quem diria que essa poderosa floresta é, na verdade, obra do homem. Mas que demonstra, acima de tudo, a força de recuperação da natureza.

Leia mais sobre a Vista Chinesa e o que fazer no Parque Nacional da Tijuca

2 – Parque Nacional do Iguaçu

Parque Nacional do Iguacu
Combinando preservação e infraestrutura, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos destaques no Brasil

As impressionantes Cataratas do Iguaçu também são um dos mais visitados parques nacionais do Brasil. A verdade é que qualquer visitante fica fascinado com a beleza do cenário, com quedas que podem chegar até 80 metros de altura e largura de mais de 2.700 metros.

A formação desses desníveis possui mais de 150 milhões de anos, mas em forma de cataratas, são “apenas” 200 mil anos.

A quantidade de saltos também varia, podem chegar a mais de 100 quedas. Principalmente nos meses que o volume de água é maior por causa das chuvas, que vão do mês de outubro a março. Pessoalmente, eu prefiro os meses mais secos, pois o excesso de água provoca muitas gotas e névoas, prejudicando a visibilidade.

Como as cataratas estão localizadas tanto em solo brasileiro como em solo argentino, há sempre aquela dúvida de qual lado é melhor. A resposta é relativa. A maior parte das quedas está no lado argentino, portanto quem está no lado brasileiro tem uma vista panorâmica, de frente para as cataratas. Para quem quer chegar mais perto das quedas, no entanto, o lado argentino é mais impactante.