Conte a história da Páscoa com as suas próprias palavras.

 em Desques, Educação Infantil, Textos Educação Infantil

Pense na idade dos seus filhos e nos conceitos que fazem sentido para eles. Conte a história da Páscoa com palavras que eles já conheçam e de formas adequadas para a faixa etária.

  • Se o seu filho tem menos de 10 anos, diga “Você sabe por que nós comemoramos a Páscoa? Porque Jesus nos deu um presente muito especial. Sabe quando a gente tenta viver em paz o tempo todo, mas acaba brigando de vez em quando? Jesus foi para o Céu antes da hora para Deus perdoar os nossos erros, mesmo que a gente ainda cometa alguns de vez em quando”.
  • Se o seu filho tem mais de 10 anos, diga “Você sabe por que a Páscoa é tão importante para mim? Porque me lembra do amor de Jesus. As pessoas que viveram na época de Jesus não reconheciam o bem que ele fazia e tentaram castigá-lo. Embora ele fosse perfeito, aceitou esse castigo e acabou morrendo. A Páscoa é a comemoração da volta de Cristo dos mortos depois de conversar com Deus. Ele deu a própria vida para pedir perdão por nós”.
  1. Step 2 Leia uma versão infantil da história da Páscoa aos seus filhos.

    Você pode usar uma Bíblia infantil para contar a história da crucificação e da ressurreição de Jesus aos seus filhos. Pare de vez em quando para eles tirarem dúvidas em relação a determinados conceitos.[1]

    • Essas Bíblias têm um vocabulário mais acessível às crianças. Até você vai se divertir com a leitura!
    • Use uma linguagem adequada para responder às perguntas dos seus filhos.
    • O conceito da crucificação assusta até adultos. Se os seus filhos perguntarem algo, diga “A crucificação era um tipo de castigo para as pessoas que faziam coisas ruins. Jesus não era ruim, mas foi castigado por amar a todos. Ele queria interceder pela nossa salvação com Deus”.
    DICA DE ESPECIALISTA
    Zachary Rainey
    Zachary Rainey
    Ministro Ordenado

    Passe informações adequadas de acordo com a idade dos seus filhos. O pastor Zachary Rainey afirma: “Os bebês não nascem com medo do fogo ou da eletricidade; não são apreciadores das artes; não sabem se comunicar; não têm responsabilidades e nenhum conhecimento de Deus. No que tange à Páscoa, basta que o jovem receba amor e carinho que sejam iguais ao amor altruísta de Deus de que a história da Páscoa fala”.

  2. Step 3 Conecte a prática da sua fé ao que leu aos seus filhos da Bíblia.

    Ajude os seus filhos a associarem as missas e os cultos que frequentam aos eventos da história da Páscoa. Eles vão entender melhor o significado do feriado, ainda mais se forem a vários eventos da igreja.[2]

    • Diga algo como “Lembre-se: na Quinta-Feira Santa, comemoramos o dia em que Jesus lavou os pés dos discípulos. Ele cuidou dos seus seguidores porque os amava, assim como ama você”.
    • Fale de partes específicas da missa ou do culto que reforcem a história da Páscoa. Por exemplo: muitas vezes, os padres lavam os pés dos paroquianos durante a missa da Quinta-Feira Santa. Você pode dizer “O padre está comemorando a vida de Jesus com a mesma atitude que ele teve. Lembra quando nós lemos que Jesus lavou os pés dos discípulos?”.
    DICA DE ESPECIALISTA
    Zachary Rainey
    Zachary Rainey
    Ministro Ordenado

    “Conforme os seus filhos envelhecem, incorpore novos detalhes da história da Bíblia”. O pastor Zachary Rainey continua: “Assim, eles vão entender melhor a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Explique o que motivou Jesus a ter tal amor altruísta: Jesus deu a própria vida para que a humanidade fosse perdoada, para derrubar as barreiras do pecado que as pessoas criaram entre si e Deus e para transformar o coração dos egoístas”.

    Step 4 Leve os seus filhos à escola dominical ou a cultos feitos especificamente para crianças.

    Pergunte ao pastor ou outro líder da sua igreja se há aulas especiais sobre a Páscoa para crianças. É bom que os jovens ouçam a história da vida de Jesus e do significado do feriado de alguém que seja “especializado” no assunto.[3]

    • Algumas igrejas fazem missas e cultos especiais para crianças em certas épocas, como na Páscoa e no Natal. Esses eventos podem até incluir atividades recreativas, gincanas, teatro com fantoches e assim por diante.

    Step 5 Compre livros infantis que expliquem a Páscoa.

    Vá a uma livraria e pergunte onde fica a seção de literatura religiosa infantil. Assim como você comprou o ovo de Páscoa especial para os seus filhos, dedique um tempo a ler versões adequadas da história do feriado para eles.[4]

    • A primeira Páscoa, de Lois Rock, conta a história da crucificação e da ressureição de Jesus.
    • A obra Páscoa, de Glaucia Lombardi, permite que as crianças criem as suas próprias histórias sobre a Páscoa com dobraduras.
    • Você também pode tentar achar livros infantis sobre a Páscoa em livrarias e outras lojas virtuais.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar