Geografia da cidade de Rolândia

em Ensino Fundamental -1, Geografia Ensino Fundamental, Textos Geografia Ensino Fundamental

Geografia

A sede do município está situada a 750 metros de altitude. Os municípios limítrofes .são Jaguapitã (norte), Cambé (leste), Arapongas (sul), Pitangueiras e Sabáudia (oeste). Seu território se estende pelas microbacias hidrográficas do ribeirão Vermelho, do ribeirão Ema e do rio Bandeirantes do Norte.

Clima

é classificado como Subtropical Úmido Mesotérmico sem estação seca definida, mas com tendência nos meses de verão. O verão geralmente é quente, com médias mensais acima dos 22°C.

No inverno, ocorrem geadas com pouca freqüência devido à falta de precipitação nos dias de frio intenso, em que as temperaturas podem alcançar valores de 0,3°C (3 de junho de 2009) e, em ocasiões extremas, chegar a -4°C, como no inverno de 1975, quando nevou em todo Centro-Sul do Estado.

Demografia

Etnias
Branca 77,9%
Parda 16,6%
Negra 3,4%
Amarela 2,1%

Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) 2005

Economia

Nos primórdios de sua colonização, somente os cafezais é que geravam riqueza. Atualmente, além do cultivo da soja, milho, trigo, cana de açúcar e à laranja, a economia a cidade conta ainda com uma empresa frigorífica, uma cooperativa agropecuária, uma usina de álcool, um setor pecuarista e parque industrial forte.

Clima

Demografia[