O que faz uma pessoa formada em estética?

em Educação Profissional, Textos Educação Profissional

esteticista é um profissional especializado em beleza e bem-estar. Ele atua no tratamento e embelezamento corporal, facial e capilar. Ele pode atuar em centros de estética, salões de beleza, SPAs, clínicas e hospitais auxiliando nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas e cirurgiões.

As áreas mais comuns para a atuação de um profissional de estética são:
  • Estética facial: trabalha com intervenções no rosto, como hidratação e suavização de linhas de expressão;
  • Estética corporal: lida com casos como o tratamento de estrias e de celulites;
  • Estética capilar: cuida de quedas de cabelo, por exemplo.

Qual é a situação do mercado da estética?

O mercado da estética cresceu consideravelmente nos últimos anos, mostrando que é possível correr na contramão e driblar a crise. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (SEBRAE), o número de procedimentos estéticos aumentou 567% de 2010 a 2015: há 5 anos, foram registrados 72.309 procedimentos; em janeiro deste ano, eles somaram 482.455.

As áreas mais comuns para a atuação de um profissional de estética são:

• Estética facial: trabalha com intervenções no rosto, como hidratação e suavização de linhas de expressão;
  • Estética corporal: lida com casos como o tratamento de estrias e de celulites;
  • Estética capilar: cuida de quedas de cabelo, por exemplo.

Agora que você já sabe qual é a situação do mercado da estética no país, veja 6 opções de campos de trabalho para quem tem interesse na área.

Em quais áreas um profissional de estética pode atuar?

Salões de beleza

Nos salões de beleza a forma mais comum de trabalho é a maquiagem, que hoje conta com inovações como a micropigmentação 3D para sobrancelhas e o alongamento de cílios. Essas foram práticas muito procuradas no último ano e, inclusive, tornaram-se interesse de várias celebridades. A depilação é outra possibilidade de trabalho nos salões de beleza.

Maquiagem Profissional

Maquiagem profissional tem grande destaque no mercado da cosmética. Além da chance de atuar em salões de beleza, os maquiadores profissionais encontram oportunidades nas áreas de estética para foto e passarela, maquiagem artística, bodypaiting, efeitos especiais com maquiagem, consultoria de imagem e muito mais.

Para isso, é importante estar preparado e conhecer as técnicas mais modernas da maquiagem profissional. Investir em um curso superior de Maquiagem Profissional é uma boa opção.

Consultórios médicos

Nos consultórios, o profissional de estética pode auxiliar o médico responsável durante procedimentos como botox e lifting. Além disso, pode cuidar do pré e do pós-operatório dos pacientes.

Spas

Nesses lugares, o profissional de estética pode ter várias funções. Alguns deles oferecem procedimentos como limpezas de pele e hidratação, mas o trabalho mais procurado é o das massagens relaxantes ou funcionais.

Academias

Como nos spas, as massagens são muito procuradas nas academias. A diferença é que, nesses lugares, os procedimentos funcionais são mais populares. Sendo assim, a drenagem linfática que ajuda o paciente a atingir seus objetivos na academia (como definição muscular e perda de peso) se torna um dos procedimentos mais corriqueiros.

Autônomos

É grande a chance de contratação na área de estética, mas também existem opções para quem quer ser seu próprio chefe. É possível atuar, por exemplo, como consultor de conteúdo para sites e blogs voltados para o tema. Vale também abrir o prório negócio, como um centro de estética.

O mercado de beleza movimenta aproximadamente R$ 30 bilhões por ano, e o salário do profissional, dependendo da área de atuação, pode chegar a R$ 5.000,00. Para trabalhar nessa área, não faltam opções — afinal, a maioria das pessoas que buscam se sentir bem investe em tratamentos para o rosto e para o corpo.

Agora que você já sabe em quais áreas um profissional de estética pode atuar, conte para a gente: quais são os seus planos de carreira? Quer cursar uma faculdade de estética? Você pretende trabalhar para uma empresa ou por conta própria? Compartilhe as suas ideias no campo de comentários!

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar