Você já se perguntou como ser professor?

 em Área Humana Educação Superior, Educação superior, Texto Área Humana Educação Superior

Quais serão os cursos são indicados para ser professor no Brasil?

Não é novidade que o nosso País, infelizmente, não valoriza muito a atuação dos professores. Soma-se a isso a carência de profissionais realmente qualificados para atuar na educação básica, principalmente nos pequenos municípios. Se você quer atuar como professor e fazer a diferença nesse cenário, continue a leitura.

A educação é a mais importante ferramenta para se construir uma sociedade mais justa e igualitária. E quem desempenha o papel de protagonista na área são os professores, que com a sua atuação conduz estudantes de diferentes faixas-etárias para o futuro.

Uma das profissões mais tradicionais, a docência está presente na história da humanidade desde a antiguidade, e há boas oportunidades de atuação, principalmente nos grandes centros. Em todo o Brasil, por exemplo, há quase 200 mil escolas e mais de 50 milhões de alunos, e por isso é importante a formação constante de professores.

Como ser professor da educação básica?

 

Se você quer estudar para ser professor, e atuar em escolas públicas ou privadas, o curso ideal é o de Pedagogia, uma graduação disponibilizada com titulação de bacharelado e de licenciatura. Com duração média de 4 anos, ele prepara o aluno para uma atuação diversificada no campo da educação, permitindo que ele se torne apto para trabalhar como professor dos ensinos infantil, fundamental e médio, além da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

As licenciaturas também são indicadas para quem quer atuar como professor de áreas específicas, como Geografia, História, Matemática, Filosofia, entre outras. Esse tipo de curso dura entre 3 e 4 anos, e conta com disciplinas específicas da área de estudo e também com várias que capacitam o aluno para atuar como professor.

Quem já é formado em alguma área e deseja trabalhar como professor, tem a opção de fazer também uma formação pedagógica, um curso de curta duração que o habilitará para lecionar e o preparará para a rotina pedagógica em um ambiente escolar.

Como ser professor universitário?

Para atuar como professor em faculdades e universidades, é preciso uma formação mais diferenciada, que vai além da graduação. É que a maioria das instituições de ensino superior exigem que os interessados possuam pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado e/ou doutorado.

Esta exigência é comum tanto nas faculdades e universidades públicas, quanto nas particulares, embora nestas últimas seja possível ser contratado tendo no currículo pós-graduações lato-sensu (especializações).

Invista em seu futuro com bolsa do Educa Mais Brasil

Seja para atuar como professor da educação básica ou do ensino superior, invista em sua formação acadêmica e mantenha-se atualizado e se redescobrindo para garantir as melhores oportunidades. E para isso, você pode contar com o Educa Mais Brasil.

Maior programa de inclusão educacional do nosso País, o Educa Mais Brasil atua há 19 anos com a oferta de bolsas de estudo, possibilitando que estudantes de todo o território nacional economizem até 70% em mensalidades de cursos, escolas e universidades. O Educa está pronto para ajudar a realizar sonhos com economia no bolso.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar