Conhecendo o estado brasileiro ACRE

 em Ensino Médio, História Ensino Médio, Texto História Ensino Médio

Acre era, até a segunda metade do século XIX, habitado pelas populações indígenas e ainda fazia parte dos territórios boliviano e peruano. A partir de 1877, motivados pela exploração do látex, os primeiros migrantes da Região Nordeste do país chegaram ao território acriano.

Os seringueiros, lutaram com as tropas para realizar a ocupação da região e, em 1903, ao lado do último líder da Revolução Acriana, o gaúcho Plácido de Castro, foram os autores da proclamação do Estado Independente do Acre.

Acre celebra 59 anos de emancipação à categoria de Estado. No dia 15 de junho de 1962, foi sancionada por João Goulart, então presidente da República, a lei que transformou o Território do Acre em Estado do Acre.

Tendo em vista a riqueza do local, que era uma das áreas com maior capacidade de produção de látex, os brasileiros começaram a se apropriar do terreno. Era o auge do Ciclo da Borracha, e as seringueiras da região valiam muito dinheiro

A população do Acre saltou de 881.935, em 2019, para mais 894 em 2020. A capital Rio Branco continua sendo a mais populosa com 413.418, enquanto Santa Rosa do Purus com 6.717 tem a menor população do estado.30 de ago. de 2020

Os bolivianos e peruanos são os imigrantes com a maior presença no mercado formal de trabalho no Acre. A informação é do Ministério do Trabalho que divulgou, no último dia 1, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2016.
Rio Branco, capital do Acre, comemora 135 anos.A área do Acre chega a 16.123,739 km2, de acordo com o IBGE. Hoje, há 4,47 habitantes para cada quilômetro quadrado do estado. As cidades mais populosas, além da capital Rio Branco, são Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira. No total, o território abriga 22 municípios
Qual é o outro nome que o Rio Branco é conhecido?  Em 1912 a Vila Pennápolis, que se chamava assim em homenagem ao então Presidente do Brasil, Afonso Pena teve seu nome alterado para Rio Branco, em homenagem ao diplomata que anexara o Acre ao Brasil.
Por que dizem que o Acre é atrasado?  Por causa do fuso horário e do horário de verão, o Acre fica com três horas de diferença em relação a Brasília, e assim, comemora a virada do ano três horas depois da maioria das cidades brasileiras. … Os relógios por aqui andam no mesmo compasso da hora marcada em Washington, capital dos Estados Unidos.31 de dez. de 2018.  Por causa dessa diferença, o estado do Acre, por exemplo, encontra-se a duas horas atrasado em relação a Brasília, diferença essa que se eleva para três horas na época do horário de verão, em que a capital brasileira, juntamente a alguns estados, adianta o seu horário em uma hora.
Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar